Desvendando o Ultrassom Obstétrico com Doppler: Perguntas e Respostas

Desvendando o Ultrassom Obstétrico com Doppler
Sumário

Durante a gestação, muitas mamães se questionam sobre o que é ultrassom obstétrico com Doppler e qual a importância desse tipo de exame. 

Por isso, a equipe da Clínica Virtus reuniu uma série de informações importantes sobre esse tema, com o intuito de ajudá-la a compreender melhor esse assunto. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

O que é ultrassom obstétrico com Doppler?

Em linhas gerais, podemos dizer que a ultrassonografia obstétrica com Doppler é um dos tipos de ultrassom gestacional. 

Ele tem como base a ultrassonografia obstétrica convencional, associado a um estudo mais detalhado de alguns vasos sanguíneos do útero materno e do bebê. Desse modo, serve de base para que algumas decisões clínicas importantes sejam tomadas durante o pré natal. 

O estudo Doppler, diferencial desse exame em relação ao ultrassom obstétrico de rotina, consiste em um exame com visualização e análise do fluxo sanguíneo presente nas artérias do útero da mãe, além de tornar possível fazer essa mesma análise na placenta e até mesmo no feto.

Logo, o Doppler oferece uma série de informações importantes sobre a circulação sanguínea materno-fetal como um todo, permitindo que a equipe médica avalie a nutrição e a oxigenação do feto, podendo tomar diferentes condutas no pré natal e, se necessário, até mesmo adiantar o nascimento.

O que é Ultrassom Obstétrico com Doppler?
O que é Ultrassom Obstétrico com Doppler?

Qual a diferença da ultrassom obstétrica comum para ultrassom com doppler?

O ultrassom obstétrico comum, também conhecido como ultrassom 2D ou ultrassom bidimensional, é uma técnica amplamente utilizada durante a gravidez. Ele produz imagens em duas dimensões que mostram a estrutura, a forma do feto, bem como a placenta, o líquido amniótico e algumas características do útero da mãe. Esse tipo de ultrassom é valioso para verificar o desenvolvimento fetal, determinar a idade gestacional, identificar anomalias físicas evidentes e determinar o sexo do bebê.

Já o ultrassom obstétrico com Doppler é uma extensão do ultrassom obstétrico de rotina que adiciona a tecnologia Doppler ao procedimento. A principal diferença é que o Doppler permite avaliar o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos tanto da mãe quanto do feto. Ele utiliza ondas sonoras para medir a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo, o que é extremamente útil em situações em que a circulação sanguínea é uma preocupação, como durante a gravidez.

Como é feito o Ultrassom Obstétrico com Doppler?

Este tipo de exame é feito da mesma forma como ocorre no ultrassom convencional. Isso significa que o médico utilizará um transdutor, ou seja, uma sonda, para “deslizar” sobre a barriga da mãe. Essa sonda é responsável por emitir ondas sonoras que rebatem nos vasos sanguíneos e retornam à sonda.

Essa interação de ondas é analisada pelo computador que, mais tarde, cria uma imagem do que está sendo detectado pela sonda. Assim, forma-se a imagem do feto e dos órgãos internos da mãe, com o diferencial de se enxergar, também, o fluxo sanguíneo com o Doppler.

Agende o seu exame de Ultrassom Obstétrico com Doppler em Blumenau na Clínica Virtus.

Como é feito o Ultrassom Obstétrico com Doppler?
Como é feito o Ultrassom Obstétrico com Doppler?

Quando fazer ultrassom obstétrico com Doppler?

Existem algumas situações que podem requerer a necessidade de se fazer um ultrassom obstétrico com Doppler. A seguir, exemplificamos algumas dessas situações comuns para que você entenda melhor o assunto:

1. No primeiro trimestre

Normalmente, a ultrassonografia com Doppler pode ser usada no primeiro trimestre para avaliar a circulação na placenta e no feto desde o primeiro trimestre da gestação. 

Nesta fase, o exame pode ajudar a identificar sinais precoces de problemas como a pré-eclâmpsia, permitindo que a equipe de profissionais da saúde possam iniciar com medidas na tentativa de prevenir a pré-eclâmpsia, principalmente na sua forma mais grave e precoce, e também a restrição do crescimento fetal.

Ultrassom Obstétrico com Doppler

2. Suspeita de anemia fetal

A ultrassonografia com Doppler pode ser usada para investigar indiretamente e de forma não invasiva, a presença de anemia no feto, através do estudo da circulação sanguínea no cérebro do feto. 

A presença da doença hemolítica perinatal de causa imunológica, ou eritroblastose fetal que acontece pela incompatibilidade sanguínea entre o sangue materno e fetal seria a principal aplicação do doppler no estudo de anemia fetal. O sangue com anemia tem alteração na sua viscosidade habitual, e através de mudança na velocidade que o sangue percorre o vaso sanguíneo, consegue-se, com o doppler, detectar e graduar a gravidade da anemia no feto. E sabendo-se o grau de anemia de forma não invasiva, pode-se selecionar melhor os fetos que precisam de transfusão sanguínea ainda dentro do útero, assim como acompanhar o resultado da transfusão sanguínea.

Veja também este nosso conteúdo: Ultrassom obstétrico: como funciona o ultrassom convencional do segundo e terceiro trimestre?

Quando fazer Ultrassom Obstétrico com Doppler?
Quando fazer Ultrassom Obstétrico com Doppler?

3. Análise de gestações gemelares

Em gestações gemelares, a ultrassonografia com Doppler é uma ferramenta útil para monitorar a distribuição da circulação de nutrientes e oxigênio de ambos os fetos e para detectar sinais de distribuição desigual, como ocorre na síndrome de transfusão feto-fetal.

Essa síndrome ocorre quando há um desequilíbrio no fluxo de sangue entre os dois bebês, fazendo com que um receba uma maior quantidade de sangue enquanto o outro feto acaba sofrendo com um déficit.

Esse tipo de situação pode ser detectada e graduada no ultrassom obstétrico com Doppler e, por isso, trata-se de um exame muito solicitado em caso de gravidezes gemelares.

4. Sinais de que o feto está com restrição de crescimento

Quando um feto começa a desacelerar o crescimento durante a gestação, desenvolvendo muito menos que o seu potencial genético de crescimento, pode estar acontecendo a restrição de crescimento fetal intrauterino.

Se houver suspeita de restrição de crescimento fetal, a ultrassonografia com Doppler pode avaliar a eficiência da circulação sanguínea na placenta e no feto, indicando problemas com a nutrição e o oxigênio. 

Assim, caso a restrição de crescimento esteja associada a problemas de circulação da placenta e cordão umbilical, a equipe médica poderá avaliar quais intervenções podem ser colocadas em prática para minimizar esse problema e acelerar o desenvolvimento saudável do bebê.

Veja também este nosso artigo: Quando o exame de ultrassom é indicado? Entenda!

Qual a importância do ultrassom com Doppler?

Agora que você já teve uma visão geral do que é ultrassom obstétrico com Doppler, pode ser que esteja se perguntando: mas qual a importância real deste exame?

O Ultrassom Obstétrico com Doppler desempenha um papel crucial na avaliação da saúde fetal durante a gravidez. Ele permite a análise do fluxo sanguíneo na placenta, no cordão umbilical e nos vasos fetais, auxiliando na detecção precoce de problemas como restrição de crescimento fetal e pré-eclâmpsia. Além disso, fornece informações vitais sobre o bem-estar do feto, orientando decisões clínicas e permitindo intervenções oportunas quando necessário. Portanto, o ultrassom obstétrico com Doppler desempenha um papel fundamental na garantia da saúde materna e fetal, contribuindo para uma gravidez mais segura e bem-sucedida.

Qual a importância do Ultrassom Obstétrico com Doppler?
Qual a importância do Ultrassom Obstétrico com Doppler?

Precisando fazer Ultrassom Obstétrica com Doppler? Conte com a Virtus!

Aqui na Clínica Virtus você pode fazer o seu ultrassom obstétrico com doppler em Blumenau com profissional especialista no assunto. Dessa forma, pode ter acesso a informações sobre o desenvolvimento fetal e, assim, acompanhar mais de perto o crescimento do seu bebê.

Conte com a gente nessa etapa tão importante na vida de uma mulher! Para agendar o seu exame, basta entrar em contato conosco e solicitar o seu agendamento.

Ultrassom Obstétrico com Doppler
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Dr. Roberto Souza dos Santos
Dr. Roberto Souza dos Santos

Médico ginecologista e obstetra, especialista dedicado exclusivamente à ultrassonografia, com mais de 15 anos de experiência. Formado pela UFSC, realizou residência médica no HU-UFSC. CRM/SC 11402, RQE 9224 e RQE 16771. Diretor técnico da Virtus Ultrassonografia em Blumenau/SC, oferece serviços de excelência em saúde da mulher, com foco em gestação e pré-natal. Comprometido em promover a saúde e o bem-estar das pacientes através da ultrassonografia na gestação.

Virtus Ultrassonografia

A nossa clínica está localizada em Blumenau e atende diversos exames de Ultrassonografia. Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

Contato

Criação de sites por Vale da Web