Ultrassom de Abdome Total

A ultrassonografia de abdome total é um exame de imagem bastante completo e tem como finalidade avaliar, diagnosticar e/ou fazer o acompanhamento de várias alterações em órgãos e estruturas abdominais.

A principal utilidade do ultrassom de abdome é de avaliar os órgãos sólidos, ou repletos de líquidos e a rede dos principais vasos. Podemos então avaliar: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, intestinos, aorta, veia cava inferior, veia porta, e adrenais.

O ultrassom é uma técnica bastante prejudicada pela presença de gás no meio estudado, portanto a análise dos intestinos e do estômago é limitada através desse método de imagem. Por isso, para observar órgãos do trato digestivo, outros exames podem ser solicitados, como endoscopia ou colonoscopia, por exemplo.

O paciente é deitado de costas na maca expondo a região do abdome, onde é aplicado o gel de transmissão a base de água. Depois, um transdutor de ultrassom é pressionado, angulado e movido sob toda extensão da barriga, e através da emissão de ondas de som inaudíveis ao ouvido humano, é feita uma varredura de toda região abdominal para adquirir e analisar imagens dos órgãos acima mencionados. Durante o exame, o médico ultrassonografista poderá solicitar que o paciente faça alguns movimentos, como deitar-se de lado, respirar profundamente e prender a respiração, entre outros. Com isso, consegue-se melhores imagens de órgãos pouco acessíveis ou escondidos pelas costelas e gases intestinais.

O ultrassom de abdome pode diagnosticar várias condições e doenças, sendo as mais comuns esteatose hepática (infiltração de gordura no fígado), cálculos (pedras) na vesícula e nos rins, placas de gordura (ateromatose) na aorta, variações anatômicas e malformações congênitas do trato urinário, cistos no fígado e rins, bem como algumas doenças  menos comuns como tumores no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais.

Em alguns casos, o ultrassom de abdome total é solicitado com Doppler. O muda é que além de avaliar a superfície e conteúdo interno dos órgãos e estruturas, o exame também vai estudar o fluxo sanguíneo dos vasos, ajudando a indicar obstruções, trombose, estreitamentos anômalos, dilatação e até aneurisma de vasos.

Preparação para o exame

Precisamos ao menos de 4 horas de jejum, sendo desejável 6 horas para facilitar o estudo;

A bexiga deve estar cheia na hora do exame. Para isso orientamos que 2 horas antes do exame o paciente pode esvaziar a bexiga, e então tomar 4 copos de água ou chá, de modo que de tempo de a bexiga encher novamente até o momento do exame;

Em alguns pacientes com muitos gases ou constipados o uso de 40 gotas de Luftal 1 hora antes do exame poderá ajudar.

Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.

Caso já tenha exames de imagem do abdome anteriores, especialmente ultrassonografias, pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces, facilitando o raciocínio clínico.

Agende seu exame

Entre em contato conosco preenchendo os dados do formulário. Responderemos o mais rápido possível.

Entre em contato

Fale com a gente através dos contatos abaixo. Atendimento de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

Endereço

Rua Berta Odebrecht, 66 Sala 1503 – Fritz Muller Center Garcia Blumenau – SC / CEP 89020-430

SOBRE NÓS

Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

CONTATO