Ultrassonografia de Região Inguinal

figura em fundo azul ilustrando estruturas anatômicas estudadas na ultrassom de região inguinal na clínica virtus em blumenau

A ultrassonografia de região inguinal freqüentemente é solicitada para ajudar no diagnóstico diferencial dentre as várias causas de dor na virilha e, principalmente, avaliar se o tratamento será clínico ou cirúrgico.

A dor na virilha é um sintoma muito comum nas buscas por atendimento médico, sendo um local afetado por vários problemas que podem desencadear dor, como distensões musculares, hérnia inguinal e abdominal, infecções, inflamação de gânglios, etc.

E as hérnias são as campeãs de suspeitas diagnósticas de qualquer dor de virilha.

Hérnia é a passagem de um tecido corporal e/ou órgão de seu local anatômico normal através de uma falha ou abertura na parede que sustenta essa estrutura, e pode ser um defeito congênito (de nascença) ou adquirido durante a vida.

No caso da região inguinal, por exemplo, é a passagem de alguma estrutura abdominal através do anel inguinal profundo (chamada hérnia indireta) ou através da parede posterior do canal inguinal (chamada hérnia direta).

 

A hérnia inguinal indireta é a mais frequente (75%), sendo mais comum no homem do que na mulher.

 

A hérnia inguinal direta é adquirida e decorre de uma fraqueza na parede abdominal do canal inguinal.

 

O Ultrassom da região inguinal é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das lesões e defeitos de fechamento da parede da região inguinal, complementando os achados e hipóteses levantadas durante a consulta com o médico solicitante.

 

É realizado uma varredura ultrassonográfica da região inguinal de interesse do clínico solicitante, sendo documentado a integridade da pele e planos musculares e fasciais, bem como a presença de defeitos de fechamento ou aberturas em alguma camada promovendo herniação das estruturas abdominais através do buraco (hérnia).

 

É um exame da superfície, realizado com transdutor diferente daquele utilizado no ultrassom de abdome total, que enxerga o conteúdo profundo do abdome, sendo, portanto, um exame a parte, que não faz parte das estruturas analisadas no abdome total.

Preparação para o exame

  • Este exame não necessita de preparo prévio.
  • Não há necessidade de jejum;
  • Necessário especificar local a pesquisar na requisição
  • Caso já tenha outros exames da parede abdominal, é importante que traga para comparação. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces, facilitando o raciocínio clínico.

Agende seu exame

Entre em contato conosco preenchendo os dados do formulário. Responderemos o mais rápido possível.

Entre em contato

Fale com a gente através dos contatos abaixo. Atendimento de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

Endereço

Rua Berta Odebrecht, 66 Sala 1503 – Fritz Muller Center Garcia Blumenau – SC / CEP 89020-430

SOBRE NÓS

Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

CONTATO