Ultrassonografia 3D / 4D / 5D na Gestação

Imagem em fundo azul com amostras de rostos de bebês em ultrassom 3D - Ultrassom 4D - ultrassom 5D

A ultrassonografia 3D (em três dimensões) é a que mostra a tão desejada foto do rostinho do bebê. Pode ser associada a qualquer dos exames realizados durante a gestação aqui na clínica.

É uma tecnologia que surgiu no final da década de 1990 inovando a ultrassonografia, e desde então sua aplicação principal tem sido na medicina fetal como auxiliar diagnóstico no estudo morfológico, possibilitando cortes sequenciais e oblíquos quase instantaneamente através da aquisição de blocos de imagens de determinada região, ou possibilitando aquela amada imagem realista do bebê. Inicialmente só era possível adquirir imagens estáticas, ou seja, fotos do bebê.

Já no início dos anos 2000 surge mais uma inovação, o ultrassom 4D, que possibilitou acompanhar as imagens tridimensionais em movimento, ao vivo, ou seja, agora já era possível gravar vídeos dos bebês em movimento.

E nos últimos dez anos as principais marcas de aparelhos de ultrassonografia começaram a criar formas de deixar mais realista e definida a ultrassonografia 3D e 4D, através do uso de filtros de imagem, recursos de filtragem de ruídos e aplicação de diferentes cores e efeitos de luz e sombra. E o termo ULTRASSOM 5D foi utilizado comercialmente para distinguir as imagens 3D e 4D já com esses recursos mais modernos.

A ultrassonografia 3D / 4D / 5D pode ser realizada em qualquer fase da gestação. Entretanto é importante informar que, dependendo da idade gestacional, a imagem que iremos obter é diferente. Por exemplo, imagens em fases iniciais da gestação irão mostrar o corpo do feto inteiro, mas não conseguirão ver pequenos detalhes pois o bebê ainda é extremamente pequeno. Próximo a 20 semanas de gestação já é possível conseguir algumas imagens da face, entretanto elas ainda não são muito bonitas pois nesta fase o feto ainda tem pouco tecido gorduroso, portanto a imagem é praticamente o contorno do esqueleto do feto.
As imagens em 3D / 4D / 5D ficam sensivelmente melhores e mais fáceis de adquirir entre 26 a 29 semanas de gestação, pois neste período o feto já tem uma boa quantidade de tecido gorduroso embaixo da pele e ainda tem bastante líquido (o que é extremamente necessário para formação de imagens nítidas). Após 32 semanas o espaço de líquido entre o feto e o aparelho diminui, e as manobras de movimentação do bebê e da mãe já não são tão efetivas em proporcionar uma boa janela acústica para aquisição das imagens tridimensionais. Porém quando possível, as imagens após as 32 semanas são cada vez mais realísticas e parecidas com o bebê recém-nascido.

Aqui na clínica você pode adquirir as imagens 3D /4D / 5D em qualquer período após a 9ª semana, porém, caso queira escolher apenas um momento da gestação para registro das imagens tridimensionais do seu bebê, recomendamos entre 24 e 32 semanas, onde na maioria dos casos conseguimos boas imagens.

Preparação para o exame
Este exame não necessita de preparo prévio.
A bexiga deve estar vazia para evitar desconforto durante a pressão exercida pelo transdutor.
Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
A gestante pode, e deve!, estar alimentada antes do exame. Não é preciso jejum.

Caso já tenha exames anteriores da gestação pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces, facilitando o raciocínio clínico.

Importante ressaltar que não realizamos o exame 3D/4D/5D de forma isolada, sendo sempre realizado em conjunto com algum dos vários tipos de exames gestacionais (em 2D) solicitados pelo seu assistente pré-natal.

A duração do exame depende muito da janela acústica para aquisição das imagens obtidas. Em condições favoráveis pode ser fácil e rápido obter imagens bonitas.

Em situações desfavoráveis faremos todas as manobras possíveis para tentar obter a melhor imagem para o seu caso, levando em consideração as limitações impostas pelo peso materno, presença de fibrose e cirurgias no abdome materno, quantidade e aspecto do líquido amniótico e a idade gestacional no momento do exame, fatores que as vezes limitam a qualidade da imagem.

Agende seu exame

Entre em contato conosco preenchendo os dados do formulário. Responderemos o mais rápido possível.

Entre em contato

Fale com a gente através dos contatos abaixo. Atendimento de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

Endereço

Rua Berta Odebrecht, 66 Sala 1503 – Fritz Muller Center Garcia Blumenau – SC / CEP 89020-430

SOBRE NÓS

Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

CONTATO