A tireoide é um órgão em forma de borboleta localizado na região anterior do pescoço. Têm a função de controlar o metabolismo, através da produção dos seus hormônios, fundamentais para o funcionamento de todos os tecidos e órgãos do corpo. Ela é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), fundamentais para a vida humana.
Inflamações e alterações na Tireóide são muito comuns, podendo tanto diminuir o seu funcionamento, doença chamada HIPOTIREOIDISMO, quanto também aumentar a secreção dos seus hormônios acima do necessário, processo chamado de HIPERTIREOIDISMO.
Ganho ou perda excessiva de peso, ressecamento da pele, cansaço, aumento das taxas de colesterol e variação do ciclo menstrual, taquicardia, tremores, inchaço são alguns dos sintomas relatados nas dos hormônios da tireoide.
Tanto no hipertireoidismo quanto no hipotireoidismo, além das dosagens laboratoriais dos hormônios tireoidianos o ULTRASSOM DA TIREOIDE é o exame de imagem que pode ajudar no diagnóstico e controle dessas patologias tireoidianas.
A ultrassonografia de tireóide serve para avaliar o tamanho da glândula, alterações na sua textura, presença de cistos, nódulos, calcificações, presença de gânglios (linfonodos) anormais, e quando utilizado a ferramenta do DOPPLER DE TIREÓIDE, ajuda no diagnóstico diferencial dentre várias patologias e na classificação das lesões encontradas na glândula.
Seguem algumas Indicações do Ultrassom de Tireóide:
Como é realizada a ultrassonografia de tireóide:
O paciente é deitado de costas na maca, expondo a região do pescoço, as vezes sendo necessário uma almofada ou apoio para melhor extensão da região cervical, onde é aplicado o gel de transmissão a base de água. Depois, um transdutor linear de ultrassom é suavemente deslizado, pressionado, angulado sob toda extensão da tireóide, e através da emissão de ondas de som inaudíveis ao ouvido humano, é feita uma varredura de toda região para adquirir e analisar imagens da glândula tireoidiana e de suas possíveis lesões nela encontradas. Durante o exame, o médico ultrassonografista poderá solicitar que o paciente faça alguns movimentos, ou simule engolir a saliva.
Após adquirir as medidas da glândula e documentar os possíveis nódulos, cistos ou outras lesões existentes, o Ultrassonografista elabora um laudo contendo as informações seguindo a nomenclatura e termos descritivos padronizados pelo Comitê do Colégio Americano de Radiologia TI-RADS 2017 ( ACR Thyroid Imaging Reporting and Data System 2017, o que permite ao médico assistente acompanhar e indicar adequadamente biópsias e demais condutas baseado nas evidências científicas mais atuais consolidadas internacionalmente.
O objetivo do sistema TI-RADS de classificação dos nódulos de tireóide é segmentar as lesões conforme o grau de suspeição de benignidade ou malignidade.
*ACR TI-RADS (tabela ao final do texto)
Assim temos:
Preparação para o exame
Entre em contato conosco preenchendo os dados do formulário. Responderemos o mais rápido possível.
Fale com a gente através dos contatos abaixo. Atendimento de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h