Ultrassonografia Obstétrica com Perfil Biofísico Fetal

O Perfil Biofísico Fetal (PBF, é um exame não invasivo solicitado geralmente no 3º trimestre de gravidez (a partir de 34 semanas), com intuito de avaliar indiretamente a vitalidade e oxigenação fetais. Ele pode ser solicitado associando ultrassom com ou sem a cardiotocografia CTG, procedimento que se caracteriza pelo registro gráfico das contrações uterinas e dos batimentos cardíacos do bebê num intervalo de tempo. Como a maioria das clínicas de imagem e consultórios que realizam ultrassom não dispõem da cardiotocografia, geralmente é solicitado o Ultrassom para perfil biofísico fetal e a CTG, quando possível, realizada na emergência de alguma maternidade.

De forma simplificada, o Perfil Biofísico Fetal é um exame que nos ajuda a verificar o bem-estar do bebê, e se ele está recebendo oxigênio de forma adequada através do cordão umbilical.

Através da avaliação de alguns fatores definidos através de estudos com milhares de gestações, são observados o volume do líquido amniótico, a movimentação respiratória fetal, movimento fetal e tônus fetal. Para cada uma dessas variáveis é atribuída uma nota, e a soma das notas obtidas auxiliarão no diagnóstico precoce de sofrimento fetal.

O Perfil Biofísico fetal é uma ultrassonografia geralmente indicada em casos específicos, especialmente em gestações de alto risco que cursam com diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia. Porém, alguns médicos pedem o perfil biofísico fetal mesmo quando a gestante não se enquadra no grupo de risco, com o intuito de complementar e documentar a avaliação do bem estar fetal.

Cada variável avaliada no PBF receberá uma pontuação igual a 2 (dois) ou 0 (zero), na qual a nota superior (dois) indica normalidade da variável avaliada, enquanto a nota inferior (zero), indica anormalidade.

A interpretação do perfil biofísico fetal é feita de acordo com o somatório dos pontos obtidos, variando de 0 a 8 quando é realizada apenas a ultrassonografia, e de 0-10 quando associada a cardiotocografia. Veja como se calcula a pontuação:

 

PontuaçãoDiagnóstico
8-10Vitalidade e oxigenação Normais
6Suspeita de hipóxia Crônica
4Hipóxia Crônica
0-2Suspeita de Hipóxia acentuada

 

O feto será considerado saudável quando a somatória da pontuação for superior a 6 (seis), o que representa um baixo risco de asfixia aguda e crônica. Uma pontuação igual ou inferior a esse valor é um indicativo da necessidade de maior monitorização e possível intervenção para prevenir ou minimizar as complicações fetais instaladas com a hipóxia.

A Cardiotocografia CTG não é realizada atualmente no nosso serviço.

Agende seu exame

Entre em contato conosco preenchendo os dados do formulário. Responderemos o mais rápido possível.

    Entre em contato

    Fale com a gente através dos contatos abaixo. Atendimento de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

    Endereço

    Rua Berta Odebrecht, 66 Sala 1503 – Fritz Muller Center Garcia Blumenau – SC / CEP 89020-430

    SOBRE NÓS

    Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

    CONTATO