Ultrassonografia Obstétrica de Primeiro Trimestre (Transvaginal) Ultrassom Obstétrica Inicial

A ultrassonografia Obstétrica Inicial é chamada assim por ser geralmente o primeiro ultrassom realizado na gravidez.

É uma Ultrassonografia realizada para o estudo precoce da gestação e suas características como idade gestacional, viabilidade embrionária, diagnóstico da gravidez gemelar, alterações anatômicas do útero, avaliação da implantação placentária e embrionária. Este exame é realizado em geral até 10 semanas de gestação.

Devido ao tamanho reduzido do saco gestacional e embrião nessa fase, a via do estudo transvaginal se faz necessária na maioria dos casos, devido a maior faixa de frequência do transdutor endovaginal, e por permitir que o aparelho chegue mais próximo ao útero, sem barreiras que diminuem a nitidez da imagem.

É nesse período que se calcula com maior precisão a idade gestacional (“datação” da gestação) e a data provável do parto (DPP), quando a gravidez completa 40 semanas.

No caso de gravidez múltipla (gestação gemelar), é nesse ultrassom inicial que se avalia o tipo gemelaridade, se tem uma ou mais placentas e bolsas amnióticas (monocoriônica, dicoriônica, monoamniótica, diamniótica), o que é de extrema importância para traçar o risco obstétrico e planejar melhor os cuidados pré-natais.

O sangramento vaginal no primeiro trimestre é outra indicação importante deste exame, que ajuda a avaliar a causa e acompanhar possíveis hematomas e descolamentos no saco gestacional, também chamados de retrocoriônico.

Outra utilidade desse exame seria verificar se o saco gestacional está dentro do útero em posição adequada, ou pesquisar possível gravidez ectópica (fora da cavidade uterina), que seria uma situação potencialmente perigosa a saúde materna.

Também são avaliadas alterações na anatomia uterina, presença de miomas, cistos ovarianos e outras situações que possam interferir na gestação.

 

Preparação para o exame

Este exame não necessita de preparo prévio.

A bexiga deve estar vazia se o exame for transvaginal;

Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.

Caso já tenha exames anteriores da gestação pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces, facilitando o raciocínio clínico.

Agende seu exame

Entre em contato conosco preenchendo os dados do formulário. Responderemos o mais rápido possível.

    Entre em contato

    Fale com a gente através dos contatos abaixo. Atendimento de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h

    Endereço

    Rua Berta Odebrecht, 66 Sala 1503 – Fritz Muller Center Garcia Blumenau – SC / CEP 89020-430

    SOBRE NÓS

    Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

    CONTATO