A ultrassom pélvica pediátrica é realizada pelo abdome, na região suprapúbica, com a paciente em decúbito dorsal (deitada de costas) em uma maca.
Um gel condutor, a base de água, é colocado entre a pele e o transdutor posicionado sobre a região a ser estudada.
O transdutor é pressionado, angulado e movido sob a pele da área a ser estudada.
Da mesma forma que a ultrassonografia pélvica abdominal no adulto, são realizadas medidas em três dimensões (altura, largura e profundidade) e calculado o volume do útero, ovários e ocasionalmente de possíveis achados patológicos, como cistos, massas, nódulos, coleções líquidas.
É feita uma análise comparativa da forma e textura dos órgãos da pelve com a anatomia normal (habitual) e descritas variações anatômicas ou outros achados que fogem da normalidade que possam ter interesse clínico.
As medidas são comparadas com valores normais pré-estabelecidos em estudos populacionais e realizada análise no contexto de uma puberdade precoce, ou para acompanhar o tratamento da mesma.
Preparação para o exame
Na ultrassonografia pélvica pediátrica, faz-se necessário bexiga cheia como preparo para o exame, pois o líquido na bexiga proporciona o afastamento do intestino e cria uma janela de líquido na frente dos órgãos reprodutores, que no caso de uma criança melhorando a qualidade da visualização.
As pacientes são orientadas geralmente a esvaziar a bexiga imediatamente antes do exame.
Não há necessidade de sedação ou uso de anestesia.
Não é necessário jejum.
Raramente pode ser prescrito medicamentos laxantes para esvaziar o intestino, também com o propósito de obter melhores imagens.
Entre em contato conosco preenchendo os dados do formulário. Responderemos o mais rápido possível.
Fale com a gente através dos contatos abaixo. Atendimento de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h
A nossa clínica está localizada em Blumenau e atende diversos exames de Ultrassonografia. Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.