Quantos Exames de Ultrassom são feitos durante a Gravidez?

Quantos exames de Ultrassom são feitos durante a gravidez?
Sumário

Se você quer entender quantos exames de ultrassom são feitos durante a gravidez, a Virtus vai te ajudar a entender. Afinal, essa pode ser uma dúvida muito comum, principalmente se essa for a primeira gravidez da família.

No entanto, não há com o que se preocupar. Afinal, a ultrassom é um exame seguro, extremamente eficiente, muito útil para vários tipos de diagnósticos e muito comum na gravidez.

Continue lendo para entender tudo sobre ele!

Leia também o artigo: Quando fazer ultrassom na gravidez? Quais os tipos? Entenda tudo aqui!

Você sabe quantos exames de ultrassom são feitos durante a gravidez?

Isso vai depender de vários fatores, como do risco gestacional estimado no pré-natal, alterações nos exames físico e laboratoriais da gestante, dentre outros.

Quantos exames de ultrassom é feito durante a gravidez?
Quantos exames de ultrassom é feito durante a gravidez?

Os serviços de pré-natal da rede pública e privada variam muito na quantidade de exames de ultrassonografia, indo de 1 exame até 8 ou 9 exames durante a  gestação.

Na verdade o correto não seria apenas falarmos de um número “x” de exames como uma receita de bolo a ser seguida em todas as situações.

O fundamental para a escolha do melhor número de exames e dos tipos de ultrassonografia a serem indicados é um atendimento pré-natal capacitado e focado em identificar as situações e fatores de risco gestacional. Por exemplo, uma gestante de 22 anos sem comorbidades, uma gestante de 40 anos, uma gestante esperando gêmeos, e outra gestante com mal passado obstétrico e perdas gestacionais anteriores possuem riscos gestacionais diferentes e devemos individualizar a rotina pré natal para cada uma delas.    

O profissional prenatalista, seja ele enfermeiro, médico de família, médico obstetra da gestante é quem vai indicar as melhores opções de ultrassom durante a gravidez. 

Afinal, cada gestante terá necessidades únicas e os exames estão disponíveis justamente para deixar esse momento ainda mais seguro e tranquilo para a família. 

Inclusive, saiba mais sobre o ultrassom obstétrico e como ele funciona.

A seguir, entenda mais sobre cada dos momentos em que o exame de ultrassom é feito durante a gravidez:

1º trimestre

O primeiro ultrassom na gravidez é aquele feito no primeiro trimestre. Isto é, entre a semana 11 e 14. É nesse período que se pode encontrar inúmeras informações sobre a gestão, já que a gestante geralmente acabou de ficar sabendo da sua gravidez.

O exame de primeiro trimestre, pode:

  • Indicar a idade gestacional;
  • Encontrar a quantidade de fetos;
  • Tipo de gestação gemelar;
  • Avaliar translucência nucal;
  • Avaliar ducto venoso e osso nasal;
  • Identificar potencial DHEG – Doença Hipertensiva gestacional;
  • Encontrar o local exato da fecundação do óvulo.

Agende seu Exame de Ultrassom de Primeiro Trimestre em Blumenau na Clínica Virtus. Entre em contato pelo Whatsapp: (47) 99120-8145

2˚ trimestre

Depois do ultrassom do primeiro trimestre, a gestante pode passar por mais um ultrassom importante: o do segundo trimestre! É nesse ultrassom que uma série de informações são reveladas, como o sexo do bebê.

O que é o exame de ultrassom feito durante a gravidez?
O que é o exame de ultrassom feito durante a gravidez?

O segundo trimestre de gestação equivale da semana 12 até perto da semana 20. E o exame, pode:

  • Avaliar como está o crescimento do bebê;
  • Entender o desenvolvimento dos órgãos do bebê;
  • É possível descobrir o sexo do bebê no exame de segundo trimestre;
  • Identificar possíveis malformações (Síndrome de Down, Hidrocefalia, problemas cardíacos).

Agende seu Exame de Ultrassom de Segundo Trimestre em Blumenau na Clínica Virtus. Entre em contato pelo Whatsapp: (47) 99120-8145

Quantos exames de ultrassom são feitos durante a gravidez?

3˚ trimestre

E por fim, há ainda o ultrassom do terceiro trimestre. Esse pode ser o último ultrassom antes de o bebê nascer – mas isso também vai depender das necessidades médicas e recomendações gerais.

De maneira geral, o terceiro trimestre equivale a semana 34 e 37. E nesse ultrassom, se pode:

  • Entender o desenvolvimento do bebê;
  • Enxergar a posição em que o bebê está;
  • Entender as artérias uterinas do bebê;
  • Perceber o bem-estar do bebê;
  • Avaliar o nível do líquido amniótico
  • Localizar e graduar a placenta.

O ultrassom do terceiro trimestre, assim como os outros, é muito importante para a saúde e o bem-estar do bebê e da gestante. Afinal, se pode identificar uma série de informações importantes para futuras prevenções e tratamentos ainda mesmo durante a gestação.

Veja também o nosso artigo sobre quando fazer ultrassom na gravidez e saiba mais sobre a importância desse exame.

O que é e como funciona um exame de ultrassom durante a gravidez

Um exame de ultrassom durante a gravidez é como se fosse uma forma de “ler” o que está acontecendo com o bebê na barriga da mãe. Isto é, o exame de ultrassom consegue processar imagens, muitas vezes nítidas e em 3D, do feto e sua posição dentro do útero.

Basicamente, o exame de ultrassom funciona como se fosse um “reflexo” das ondas sonoras que estão dentro da mãe. Isto é, o aparelho capta essas ondas sonoras e as transformam em uma imagem na tela do computador do médico.

Como é feito o exame de ultrassom durante a gravidez?
Como é feito o exame de ultrassom durante a gravidez?

É possível, com um exame de ultrassom, entender qual é o sexo do bebê e como ele está posicionado na barriga da mãe. Além disso, nos primeiros exames da gestação, é possível até mesmo identificar onde o óvulo foi fecundado.

Conforme você já entendeu, é necessário pelo menos três exames de ultrassom durante a gravidez. Mas isso vai depender, também, da demanda médica. Por isso, é importante, sempre, ter um acompanhamento adequado, humanizado e próximo. Leia mais sobre a importância do ultrassom na gravidez para saber como esse exame é tão importante para mãe e bebê.

Quais são os principais tipos de ultrassom na gravidez

Existem alguns tipos de ultrassom para se fazer na gravidez. A demanda médica é que vai indicar qual é a melhor opção para garantir os melhores cuidados para mãe e bebê durante a gestação. Entretanto, esses tipos de ultrassom na gravidez são muito comuns. Saiba mais sobre eles:

Transvaginal

Esse tipo de ultrassom é um dos primeiros a ser feito na gestação. Ele serve, basicamente, para identificar a presença de hematomas e também o número de fetos. Mas não é só isso. Ele também ajuda a entender a posição do saco gestacional e se a gestação é gemelar ou múltipla.

Geralmente, o ultrassom transvaginal é feito entre 6 e 10 semanas e ajuda a entender até mesmo o tempo da gestação.

Conheça mais sobre o Ultrassom Transvaginal em Blumenau feito na Clínica de Ultrassom Virtus.

Morfológico

O ultrassom morfológico pode acontecer no primeiro e segundo trimestre. Ele serve para quem busca uma alternativa muito detalhada da gestação. Ele é muito completo e consegue identificar até mesmo o risco de pré-eclâmpsia.

Além disso, ele também consegue identificar possíveis alterações nos cromossomos e é feito na semana 11 a 13.

Já o ultrassom morfológico da semana 20 a 24 (segundo trimestre), ajuda a entender o crescimento e desenvolvimento do bebê. Mas ele também indica o tamanho do colo do útero e se pode entender o potencial de um parto prematuro.

Agende seu Exame de Ultrassom de Primeiro Trimestre em Blumenau na Clínica Virtus. Entre em contato pelo Whatsapp: (47) 99120-8145

Doppler

E ainda, há o doppler. Esse é um exame que pode ser feito no segundo trimestre e também no terceiro. Ele detalha coração, vasos sanguíneos e outras coisas importantes, como as vias de saída do bebê. Também ajuda a entender a posição do feto, líquido amniótico e peso do bebê. Também se pode identificar a oxigenação fetal.

Agende seu Exame de Ultrassom com Doppler Blumenau na Clínica Virtus. Entre em contato pelo Whatsapp: (47) 99120-8145

Fazer exame de ultrassom durante a gravidez é perigoso?
Fazer exame de ultrassom durante a gravidez é perigoso?

Fazer ultrassom na gravidez é perigoso?

Não. O ultrassom é um exame indolor, não tem radioatividade, é feito de maneira segura e tranquila para a mãe. É um dos exames mais importantes durante toda a gestação e ele revela informações detalhadas sobre o bebê que está por vir.

Onde fazer ultrassom Blumenau

Na Virtus – Clínica de Ultrassom em Blumenau! Conte com a gente para fazer todos os tipos de ultrassom necessários para a sua gestação ficar tranquila e segura. Entre em contato agora mesmo para agendar uma consulta.

Quantos exames de ultrassom são feitos durante a gravidez?
Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Dr. Roberto Souza dos Santos
Dr. Roberto Souza dos Santos

Médico ginecologista e obstetra, especialista dedicado exclusivamente à ultrassonografia, com mais de 15 anos de experiência. Formado pela UFSC, realizou residência médica no HU-UFSC. CRM/SC 11402, RQE 9224 e RQE 16771. Diretor técnico da Virtus Ultrassonografia em Blumenau/SC, oferece serviços de excelência em saúde da mulher, com foco em gestação e pré-natal. Comprometido em promover a saúde e o bem-estar das pacientes através da ultrassonografia na gestação.

Virtus Ultrassonografia

A nossa clínica está localizada em Blumenau e atende diversos exames de Ultrassonografia. Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

Contato

Criação de sites por Vale da Web