Siga-nos

Imagens que Aproximam

Qual a Importância do Ultrassom na Gravidez?

Os exames de ultrassom de rotina na gravidez com especialistas são parte importante do acompanhamento pré-natal. Mas qual a importância do ultrassom na gravidez?

Com o avanço da medicina e os novos tratamentos que têm surgido, doenças e alterações que antes resultavam em perdas gestacionais e sequelas funcionais nos bebês após o nascimento agora são já passíveis de tratamento intrauterino ou uso de medicações.

Mas para conseguir oferecer as melhores possibilidades terapêuticas às gestantes é necessário realizar diagnósticos mais precocemente. E é aí que entra o exame de ultrassom na gravidez. Acompanhe este conteúdo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre esse tema!
Através da ultrassonografia do 1º trimestre podemos datar a gestação de forma precisa, identificar o número de embriões, o local de implantação do saco gestacional, a presença de possíveis descolamentos e hematomas, alterações nos ovários e no útero, além de documentar a presença e o ritmo dos batimentos cardíacos do embrião/feto.

Ultrassom na Gravidez
Ultrassom na Gravidez

Para fazer o Ultrassom de Gravidez em Blumenau, entre em contato com conosco: (47) 99120-8145

Ainda no 1º trimestre é possível realizar a medida da TN (translucência Nucal) e avaliar outros marcadores ultrassonográficos associados a anomalias e síndromes fetais, como a Síndrome de Down, Síndrome de Turner e Síndrome de Patau, dentre outras.

Na ultrassom morfológica ainda no primeiro trimestre, conseguimos realizar o cálculo de risco de pré-eclâmpsia, ajudando a detectar as gestações com risco maior de desenvolverem restrição do crescimento intrauterino e pré-eclâmpsia

Seguem abaixo outras utilidades do ultrassom durante a gestação:

1- O ultrassom na gravidez ajuda a detectar possíveis malformações;

Através de pesquisas feitas com milhares de gestantes, hoje é possível identificar várias malformações fetais. O ultrassom durante o pré-natal é responsável por “dar pistas” acerca de alterações na formação do feto. Caso alguma malformação seja detectada, os médicos do pré natal  têm tempo hábil para realizar a programação mais segura para a gestação e o parto, ajudando a melhorar os resultados materno e fetal, resultando em mais saúde tanto para a futura mamãe, quanto para o bebê.

2-  Permite calcular a idade gestacional e a data provável do parto (DPP)

A ultrassonografia OBSTÉTRICA consegue calcular a idade gestacional com muita precisão hoje em dia. 
O período ideal para calcular a idade gestacional pela ultrassom obstétrica é entre 8 e 10 semanas de gestação, onde a margem de erro é de apenas 3 dias. No 2º e 3º trimestres a idade gestacional também pode ser calculada, porém com maior margem de erro, especialmente se houver algum problema de saúde materna ou fetal que evolua com alterações do crescimento fetal. Através das medições de partes do bebê e do uso de tabelas de medidas e fórmulas matemáticas, o aparelho de ultrassonografia fornece relatório com peso estimado, idade gestacional, data provável do parto (DPP). Conhecer com precisão a idade gestacional é fundamental para um pré-natal bem feito. E uma maneira de fazer isso de um modo mais preciso é, justamente, por meio do ultrassom na gestação.

Qual a importância do Ultrassom na Gravidez
Qual a importância do Ultrassom na Gravidez

Para fazer o Ultrassom de Gravidez em Blumenau, entre em contato com conosco: (47) 99120-8145

3- É possível descobrir qual o sexo do bebê

Uma das principais causas de procura da ultrassom na gestação é para definir o sexo fetal, também conhecida como ultrassom para sexagem fetal.

A época correta para realizar a sexagem fetal pela ultrassonografia é a partir da 16ª semana de gravidez, período no qual a diferenciação da genitália fetal está completa e tipicamente masculina ou feminina, salvo no caso de malformação dos genitais. 

Durante a ultrassom Morfológica de 1º trimestre muitas vezes é possível predizer com 80 a 90% de precisão o sexo fetal, dependendo do posicionamento fetal e de boas condições para aquisição das imagens de ultrassom. 

A definição do sexo fetal durante o pré-natal é ainda muito importante, para que os familiares comecem a se preparar com escolha de nomes, enxoval e toda a atmosfera para chegada do novo herdeiro.

4- Consegue afastar ou diagnosticar uma gravidez ectópica

Em algumas situações, a mulher pode ter uma gestação implantada fora do seu local ideal, o útero, situação chamada de gravidez ectópica. 

As gestações ectópicas são situações anormais e que colocam em risco a vida da mãe, por possível ruptura e hemorragia decorrentes. 

Sempre que há casos de dor incomum e persistente ou sangramento atípicos no início da gestação deve-se investigar a sua origem e afastar a possibilidade de gestação ectópica. E é através da ultrassonografia obstétrica transvaginal que é feito esse diagnóstico, possibilitando  tomar as medidas clínicas ou cirúrgicas para garantir a saúde da mãe.

5- Avalia o crescimento fetal

Através da ultrassonografia na gestação consegue-se acompanhar o ritmo do crescimento fetal. Existem tabelas com intervalos de valores de normalidade do crescimento fetal para cada semana da gestação e também é possível definir a faixa de crescimento de um bebê através de medidas chamadas de percentis. 

Um percentil de peso fetal está normal quando os valores estiverem entre o percentil 10 e o percentil 90 para uma dada idade gestacional. 

6- Ajuda a avaliar a vitalidade e o bem estar fetal

 A ultrassonografia obstétrica com avaliação do perfil biofísico fetal permite, através de uma série de observações, definir se o bem estar fetal está preservado ou se existe alguma situação não tranquilizadora, geralmente associada a um sofrimento fetal agudo ou crônico.

O perfil biofísico fetal pode ser realizado a partir de 34 semanas e são observados a movimentação fetal, o tônus fetal, a presença e quantidade de movimentos respiratórios do feto e a quantidade de líquido. É então atribuída uma nota para cada parâmetro observado, e o somatório ajudará a definir o bem estar fetal.

Quando fazer Ultrassom na Gravidez
Quando fazer Ultrassom na Gravidez

Saúde e prevenção de agravos x ultrassom na gravidez

Podemos dizer que a importância do ultrassom na gravidez está ligada diretamente com os objetivos de garantir  a saúde materno-fetal e prevenção de doenças  e agravos que possam acontecer durante a gestação.

Com os exames do pré-natal e a ultrassonografia o profissional prenatalista consegue fazer um acompanhamento mais preciso da situação da gestante e do feto, podendo oferecer melhores recursos ou intervenções clínicas e até cirúrgicas  para otimizar a saúde e bem-estar ao longo de toda a gravidez.

Agora você já sabe a importância do ultrassom na Gravidez, mas pode ter outras dúvidas sobre o tema. Por isso, abaixo apontamos algumas perguntas e respostas que podem lhe conduzir à ultrassonografia com mais preparo e informações. Continue lendo.

Quando fazer o primeiro ultrassom na gravidez?

Por volta da sétima ou oitava semana de gestação a mulher já pode fazer a sua primeira ultrassonografia. Essa ultrassonografia obstétrica inicial é feita via de regra por via transvaginal e já detecta os batimentos cardíacos do embrião, além de calcular idade gestacional, data provável de do parto, verificar o número de embriões, a localização do saco gestacional e documentar possíveis alterações na pelve da gestante.

Quais os tipos de Ultrassom na Gravidez
Quais os tipos de Ultrassom na Gravidez

Qual o ultrassom mais importante da gravidez?

Todos  os tipos de ultrassom fornecem dados importantes para o pré-natal, logo tem de ser levado em conta os  fatores de risco materno e os exames de laboratório já  realizados no pré Natal para escolher o mais importante. 

De forma geral as ultrassonografias morfológicas de 1º e de 2º trimestres são as mais completas e que podem impactar em mais transformações no pré-natal. Quantas ultrassom se faz na gravidez?

Cada gestação é única e precisamos sempre levar em conta a saúde e as singularidades de cada mulher. 

Tipos de ultrassom na gravidez:

Mas afinal, quais são os tipos de ultrassom na gravidez? De acordo com a idade gestacional, os fatores de risco detectados na gestação os tipos de ultrassonografia obstétrica podem ser divididos assim: 

Geralmente realizado com menos de 10 semanas de idade gestacional, utilizando-se um transdutor que capta as imagens em 2D via vaginal para coletar diversas informações importantes, como idade gestacional, o número de embriões, a presença de descolamentos ovulares e de atividade cardíaca embrionária, dentre outras.

Por meio deste ultrassom, realizado entre 11 e 14 semanas, avalia-se o tamanho do feto, a idade gestacional, e uma análise detalhada do feto buscando possíveis malformações e fatores de risco para pré ecâmpsia e restrição do crescimento intrauterino. É feito através da coleta de imagens 2D.

Também chamada de ultrassom obstétrico simples, é um exame que oferece um panorama geral da gestação, sendo detalhado o posicionamento fetal no útero, local e características da placenta, quantidade de líquido, medidas básicas do bebê para cálculo do peso e idade gestacional. Se realizado após a 16ª semana também pode ser realizada a sexagem fetal, definindo o sexo do bebê como tipicamente masculino ou tipicamente feminino.

Esta é a ultrassonografia mais detalhada da gestação, que, além de realizar as medidas de peso fetal, idade gestacional, avaliação da placente e do líquido, também fazem uma análise detalhada do feto em busca de possíveis malformações. O período mais adequado para realização da ultrassonografia morfológica de 2º trimestre é entre 20 e 25 semanas de gestação. Nesse período, o bebê já tem seus órgãos bem desenvolvidos, porém ainda tem um tamanho que possibilita uma análise mais profunda através da ultrassonografia.

Também chamada de dopplervelocimetria obstétrica, utiliza uma ferramenta chamada doppler para avaliar o fluxo sanguíneo do útero,do cordão umbilical e dentro do bebê, sendo capaz de proporcionar dados sobre o bem estar fetal no momento do exame e sobre o risco de pré eclâmpsia e restrição de crescimento intrauterino  Também é possível ter uma estimativa de tamanho e peso fetal, bem como posicionamento do bebê , placenta, quantidade de líquido.

Através do uso de transdutores e softwares especiais é possível adquirir imagens tridimensionais de partes do bebê. É aquele ultrassom que mostra a tão desejada foto do rostinho do bebê. Aqui no Brasil e em nosso serviço essas imagens são adquiridas como um pacote adicional, que pode ser agregado a qualquer tipo de exame obstétrico mencionado anteriormente. 

Onde fazer ultrassom na gravidez em Blumenau? 

Na Virtus Ultrassonografia em Blumenau você encontra todos os tipos de ultrassonografia da gestação, podendo acompanhar o desenvolvimento do seu bebê durante toda a gestação.

A clínica Virtus localiza-se em Blumenau, próximo ao centro, num espaço que alia acessibilidade e conforto, com resultados de exames entregues na hora e estacionamento (pago) no local.  

Estamos à disposição para tirar outras dúvidas que possam ter surgido e, além disso, garantir o acompanhamento gestacional qualificado que você precisa. 

Para fazer o Ultrassom de Gravidez em Blumenau, entre em contato com conosco: (47) 99120-8145

Dr Roberto Souza dos Santos

Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia – CRM/SC 11402 | RQE 9224 e RQE 16771

Compartilhe esse post

Virtus Ultrassonografia

A nossa clínica está localizada em Blumenau e atende diversos exames de Ultrassonografia. Prezamos pela qualidade, respeito ao cliente, ética e parceria com os médicos assistentes.

Contato